Qual a importância do marketing de influência na estratégia das empresas?
O mundo vive em um período extremamente digital. Atualmente, tudo se encontra a um/alguns toques na tela do celular ou tablet. Pedimos carros, comida, fazemos compras, pagamos contas e acompanhamos a rotina dos influenciadores digitais acontece.
Com isso, migramos do offline para o online. Deixamos de acompanhar os programas produzidos para a televisão e outros meios de comunicação e passamos a consumir muito mais o conteúdo desenvolvido para as redes sociais, streaming e mídias digitais.
Essa mudança de público, além de potencializar o crescimento das redes sociais e dos aplicativos de streaming, também fez profissionais do marketing apostarem que desenvolver um estratégia de divulgação com influenciadores digitais gera mais engajamento do público com a marca e novos clientes do que meio off. Nasce assim o marketing de influência.
Mas o que é marketing de influência?
Marketing de influência, ou influencer marketing, é uma das estratégias de marketing digital que as marcas adotam para chegar ao seu público-alvo. Essa ação tem como base utilizar um creator que tenha engajamento nas redes sociais e influencie positivamente a vidas as pessoas que consomem seu conteúdo.
Esse tipo de estratégia surgiu em função da migração das pessoas da mídia offline para a online. Trabalhando com os produtores de conteúdo para web, a marca consegue agregar os seguintes valores:
- Realizar ações publicitárias mais humanizadas e próximas da realidade do seu público-alvo.
- Aproximar mais o produto da realidade do seu consumidor final.
- Gerar valor e confiança para sua marca.
- Influenciar com mais facilidade a decisão de compra de um público específico.
Por que investir nesse nicho de mercado?
A utilização deste tipo de estratégia mostra que a marca procura agregar valor aos seus anúncios, pois escolhendo um influenciador digital – uma pessoa que impacta a vida de seus seguidores de maneira positiva – sua estratégia visa utilizar uma voz reconhecida nas redes e passar confiança para as pessoas sobre um produto/serviço.
Como exemplo para essa situação vamos simular a divulgação de um sabonete que faz bem para sua pele. Nas mídias offline você visualiza o anúncio, o produto e alguém contando sobre os benefícios que ele traz. Com um influencer, além de divulgar um produto, você transmite a experiência de usa-lo, pois o creator vai mostrar como ele funciona e quais seus resultados. Conclusão: existe uma pessoa influenciando na jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) da pessoa.
Para comprovar que o investimento na divulgação com influenciadores digitais traz resultados, o marketplace de influencers Tomoson realizou um estudo e chegou a seguinte conclusão: 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência dizem que esse método pode trazer clientes mais qualificados para a marca.
Dicas para você investir com influencers
Assim como todo investimento, esse também requer que um planejamento antes de ser executado. Em função disto, deixamos duas dicas para que você consiga elaborar uma estratégia mais precisa:
- Tenha objetivos claros: Qual seu orçamento? Que tipo de influenciador você vai escolher? Qual a rede social do creator você vai usar para divulgar sua marca? Como você fará a estratégia de divulgação? Como tornar a ação mais humanizada?
- Conheça bem seu público: Saiba bem quem é seu público-alvo e como conduzir sua estratégia de marketing. Um influenciador atinge diversos públicos.
A BD Media conta com um casting exclusivo de 18 microinfluencers que atingem os mais variados públicos. Conheça um pouco mais de nosso casting!
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8 em cada 10 pessoas compram produtos indicados por influenciadores digitais.
*Texto desenvolvido com base nos materiais da Rock Content